segunda-feira, 3 de março de 2008

"Fumo, deixar de fumar é lixado e mais 80 lições"

Aqui há tempos ofereci o livro do Pedro Rolo Duarte " Fumo, deixar de fumar é lixado e mais 80 lições" a um amigo meu que é fumador. O facto de eu ter comprado este livro tinha como objectivo contribuir para que ele deixasse de inalar cerca de 4.720 substâncias tóxicas, de entre das quais se encontra uma substância que eu aprecio imenso que é a Amônia - utilizada na limpeza de banheiros. De maneira que, sim senhora, uma pessoa fica com uma doença provocada pelo tabaco, mas com odor a lavabos. Nem tudo é mau!

Entretanto, esse mesmo meu amigo começou a fumar o dobro após eu lhe ter oferecido o livro, e eu pensei cá para mim - mau! Tu queres ver que mais uma vez foste iludida pela cor amarela? Denotem o meu espanto, quando constato que sim. Eu explico, quando não tenho tempo de observar o conteúdo de um livro, vou pelas cores que mais gosto, e se aliada à cor o livro tiver um título aliciante, eu compro-o.

O que sucede, é que ele emprestou-me agora o livro para que eu o pudesse ler e subitamente isso fez com que eu sentisse vontade de fumar. Proponho que em conjunto analisemos algumas das lições extremamente úteis, que este senhor dá à malta que fuma.

Desfolhando aqui umas páginas...ora... aqui está! Lição N.º41: " A música de que gostamos sempre é a música de que gostamos sempre, em vinil ou no I-POD. Comecei pela cassete."

Há.. está certo pois. Até porque eu pensava que a música de que gostamos é aquela que detestamos, mas esse detestar encontra-se no ID, o que faz com que o nosso Superego nos leve a pensar que afinal gostamos dela. E isso leva um tipo a fumar mais porque vive contrariado! Mas não sei, isto sou eu a divagar, se calhar estou a fugir ao assunto. Outra:

- Lição número 44: "Ninguém compra o que não se vende."

Calma, não existe motivo para preocupação. Eu li esta lição, e ele não recorre a argumentos profundos que fundamentem a sua afirmação, por isso ainda há esperanças de que se possa comprar aquilo que não se vende. Talvez no eBay.

- Lição nº 21 : " Divorciado não é doente."

E eu que andei a tomar laranjadas este inverno todo para não apanhar o divorciado e afinal ele não é nenhuma enfermidade! E sabe Deus o quanto eu detesto laranjas! Onde entra aqui a ajuda para deixar de fumar? Não sei. Mas se calhar o fumo provoca divorciado - cautela!

- Lição número 9 : "A companheira da nossa vida pode não ser uma mulher."

E de entre estas lições mencionadas, encontram-se outras tantas, que dão um contributo imensurável para que qualquer fumador considere a mera hipótese de deixar de fumar.

Concatenando, eu ofereci um livro a um amigo que para além de não dar dicas como é que se deixa de fumar, ainda faz com que este fume o dobro e que pense em ter como companheira um homem, um animal, ou objecto. Tudo, menos uma mulher!

Assim sendo, tudo isto me leva a querer que o livro do Pedro Duarte sofreu um corte no orçamento que teve repercussões no tinteiro e, por azar dos azares, esse corte aconteceu exactamente quando o título estava a ser impresso, o que fez com que este ficasse incompleto. Quase que aposto que o título original era :" Fumo, deixar de fumar é lixado e mais 80 lições para o ajudar a continuar."

6 comentários:

filipa disse...

inda me lembro de folhear esse livro contigo e pensar o mesmo!
Eu fumo, eu sei que é muito mau e tenho consciência de que devia parar, mas acho que para parar de fumar, o mais importante é mesmo a força de vontade. Neste momento não a tenho, talvez porque não o queira ainda. Mas hei-de ter.. contudo não será devido a contributos de livros assim, lol!

Anónimo disse...

concatenando é-me familiar. donde será? lol

Anónimo disse...

A minha popota é uma linda hipopótamos, lol, pois ela não fuma. Assim é que eu gosto dela.
Mas, já agora, alguém a viu??

Pinheiro Asiático disse...

Realmente... Que livro estranho.

Anónimo disse...

Caro blogger: Vc pode odiar o que leu,não gostar, dizer mal, ignorar ou o que queira. Só não pode ter a
má-fé de retirar frases do meu livro sem lhes identificar o contexto. Nenhuma das lições que citou está lá assim, tipo "frase estúpida para ser gozada por um papalvo qualquer"... - elas são ideias-base de crónicas que têm uma história, um principio, um começo e um fim. Só este exemplo, para que se perceba: quando eu digo que ninguém compra o que não se vende, escrevo a seguir sobre o problema da distribuição dos jornais no interior português - para explicar que não estando a imprensa disponível em todo o país não pode depois queixar-se da crise eterna...e este é só um exemplo. Vc foi parcial, manipulador, e falso a dizer mal do livro. Ainda bem que pessoas assim não gostam de me ler...
Pedro Rolo Duarte

PS - É verdade: o meu livro reúne um conjunto de reflexões que vou trabalhando ao longo de um ano em que deixo de fumar e conto o que vou sentindo. Só isso. Não é auto-ajuda nem dou consultas... Mas passaram dois anos e continuo feliz por não fumar. Sejam felizes também.

Naty disse...

Caro " Pedro Rolo Duarte",

"Vc foi parcial, manipulador, e falso a dizer mal do livro."

Caso não tenha reparado " Naty", trata-se de um substantivo concreto feminino, pelo que eu na verdade sou uma ela, por isso perdoe-me a minha insipidez mas se me vem criticar de propósito ao blog pelo menos designe-se a prestar atenção a quem publica o post e sendo assim deveria dizer:

" Você foi parcial, manipuladora e falsa em dizer mal do livro."

Tudo o que eu disse no post encontra-se no seu livro e é óbvio que fui parcial, como leitora tenho espírito crítico, e de facto a mim surpreendeu-me porque tinha expectativas diferentes em relação ao mesmo, aliás surpreendeu-me a mim e a um conjunto de pessoas que se encontravam presentes no momento em que eu tinha o livro, entre elas o Ricardo Araújo Pereira.

E depois não sei porque é que está tão revoltado, pois para além de lhe estar a fazer publicidade gratuita ao seu livro, ainda fiz com que cerca de 10 pessoas o comprassem, tendo e muito contribuído quer para o sucesso do mesmo quer para o seu orçamento.

Por fim deixe-me só fazer-lhe um último reparo, a frase que enunciou e passo a citar : "frase estúpida para ser gozada por um papalvo qualquer", encontra-se desprovida de um sentido lógico, uma vez que papalvo significa ou pateta ou pessoa ingénua. A não ser que esteja a dizer que todos aqueles que compram o seu livro são patetas e ingénuos, aí eu não me pronuncio.

Despeço-me com amizade caso esteja a dirigir-me ao verdadeiro Pedro Rolo Duarte, caso não me esteja a dirigir a ele, despeço-me igualmente com amizade e apreço, como vê sou uma tipa porreira.

P.s = Parabéns por ter deixado de fumar, isso provoca doenças graves, ainda bem que o fez.