sábado, 11 de abril de 2009

História do coelhinho da Páscoa

Ao que parece a figura que representa a Páscoa é o coelho porque a ele se associa a fertilidade e prosperidade. Desta forma os povos antigos, tanto cristãos como judeus, elegerem o coelho na medida em que este proporciona nova vida e assim uma nova esperança.

Eu digo desta estória toda : Tretas!

Cabe-me a mim relatar o que verdadeiramente aconteceu nos povos antigos e dar uma luz a toda a gente que (como eu) vai ao Continente, segura um Ovo e diz convictamente :"Mas quem põe os ovos são as galinhas catano!Será que ninguém me ouve!"

Ora..

Numa aldeia distante, mais concretamente como quem vai ali para a Fonte da Telha mas vira à esquerda, existia a Maria e o Joaquim, a Lúcia e o António, o Manel e a Ti Carmo. Se bem que aqui só nos interessa a Maria e o Joaquim.

Prosseguindo, a Maria, uma mulher rija do povo, tinha um galinheiro. Certo dia ao entrar no galinheiro depara-se que lhe faltava a sua galinha e os ovos, o que fez Maria, mulher rija do povo, ficar chocada com a situação. Chegou a casa e perguntou ao Manel (afinal o Manel também nos interessa) se este tinha visto o seu marido com a galinha e os respectivos ovos, ao que o Manel respondeu que lá por a sua mulher ter um grande traseiro tal não significava que andava a poisar em todos. Maria, concluiu que não e disse ao Manel para continuar a montar o móvel que tinha comprado no IKEA, e que depois fosse ao seu quarto porque também tinha outras coisas para serem montadas.

Todavia, Maria era astuciosa e pondo em prática o que leu nos livros de Sherlock Homes, uma vez que sempre quis ser investigadora criminal mas por malfadado destino a universidade da sua aldeia distante só tinha Técnica do mundo rural, resolveu investigar a situação.

Maria, resolveu ir a casa da Ti carmo (que afinal também nos interessa)irmã de Maria e tia do Manel, mas que casara com ele. E sendo Maria mulher rija do povo, perguntou afavelmente a Ti Carmo : " Ó Ti Carmo, tu que comes que nem uma besta por acaso não te deu na gelha de ires comer a minha galinha e os meus ovos para te vingares do facto de eu andar a petiscar o teu marido?" Ao que a Ti Carmo respondeu : " Ó Ti Maria não, mas o que é que a Ti anda a fazer com o meu Marido?"

Maria, percebeu tudo,o Manel estava no seu quarto a dormir e a Ti Carmo estava em casa, faltava-lhe o marido, a Lúcia e o António. Maria vai então lançada e chega a casa de Lúcia. Como mulher rija, não bate a porta, arromba-a. Entrou na sala e viu o seu marido com a Lúcia e com o António sentados à mesa com ossos já no prato. Maria não vai de modos e grita : "Mas vocês meus desgraçados de uma figa comeram a Marlene?"

Joaquim, tio de António, irmão da Ti carmo e amante de Lúcia, tomou a palavra e disse : "Mulher que disparate! Isto é um coelho!" Ao que Maria, mulher rija, diz : " A quem é que tu queres enganar meu Cab***? Então os ovos que tens no prato são de quem?" Ao que António diz : " Nos estávamos aqui com a Lúcia no quarto, entretanto entra-nos um coelho e começa a por ovos, nós pensámos logo que o coelho era bom para o almoço, e pronto nem tivemos tempo de te chamar porque ele ficou logo apuradinho e depois ficava frio e já não sabia tão bem! Maria franzido a testa disse: " Olha vê lá tu que eu nem sabia que os coelhos punham ovos! Eu bem me disse que não devia de ter faltado às aulas de introdução reprodutora!"

E pronto naquela aldeia distante nasceu assim o coelho da Páscoa. Ao que todos podemos tirar a lição de - quando se faz uma estória deve-se sempre criar personagens a mais, nunca se sabe se vão ser precisas ou não.

O facto de os Ovos serem de chocolate isso é outra estória, que será contada em breve.

1 comentário:

Edu disse...

Ovos de chocolate... sem gema! :-)