quarta-feira, 20 de junho de 2007

Igreja Baptista em chamas

Ontem à tarde, depois de uma rápida visita ao Almada Fórum, eis que passo por um edifício na zona de Corroios, onde se pode ver um letreiro (EM LETRAS GARRAFAIS) que diz: "IGREJA BATISTA EM CHAMAS", devidamente acompanhado por uma imagem elucidativa. Não era a primeira vez que o via, mas pela primeira vez tive um pensamento que me assolou o espírito.

Apesar da frase ter como objectivo chamar a atenção (não conheço todo o rol de teologia que estará por detrás, eu que até tenho fé, vá lá, alguma), penso que quem teve a ideia de criar uma Igreja com esse nome não mediu bem as consequências. Aliás, acredito que o nome pode ter consequências verdadeiramente catastróficas, senão mesmo explosivas. Vamos partir do princípio, por exemplo, que deflagra um incêndio (refiro-me a um incêndio REAL com chamas REAIS, não a metáforas financeiras sobre as pobres contas bancárias dos fiéis, obviamente depois te terem entrado para a Igreja).

Estou a imaginar alguém ligar para os bombeiros a dizer "Socorro! Socorro! Estamos em chamas". Ao que o Sr. Zé (bombeiro de meia idade, calvo, com uma barriga já composta) responde: "Pois, minha Senhora, obrigado por avisar, mas é natural." -"Não, não, desta vez são chamas reais." "Claro, Claro e eu sou o Pai Natal (barriga não falta)."

Contudo, ainda há mais. Por baixo do (já famoso) letreiro, pode-se ler: "QUARTAS-FEIRAS ÀS 17:00 - TARDES DE MILAGRES". Agora pergunto eu: porquê às Quartas? Terá alguma coisa a ver com o Continente ("Quarta, Feirão, preços sem comparação")? Será que os milagres às quartas são mais baratos? Então a questão da acessibilidade? Quem trabalha a essa hora, não é possível encontrar um horário alternativo? Vá lá, eu que gostava tanto!

Mas como se o letreiro não bastasse, a suposta "Igreja" fica junto a um concessionário da Citroen, junto a uma estação de serviço Galp e a um centro de inspecções de veículos. Será que quer dizer alguma coisa? Nunca fui bom para estas coisas do além, mas parece-me um sinal.

5 comentários:

Naty disse...

LOL bem visto.....

Labaredas ENORMES! labaredas? sim!... vá...era um fogozinho...uma chama...era um fosforo.

p.s= já agora aproveitavam e com tanta chama abriam tb uma churrascaria...Baptista claro!

;)

Ricardo Moreira de Carvalho disse...

;)

Luciano Fernandes Nunes disse...

Infelizmente vejo que além de leigo, meu amigo, és ignorante em relação a teologia e a história. Antes de criticar um nome estude a história dos Batistas, depois estude o Novo Testamento e verás que o fogo (chamasO está relacionado a Espirito Santo. Jesus, foi fatizado com Espírito Santo e com fogo! A Bíblia diz isso e ninguém entende que o corpo dele foi incinerado pelo Espírito Santo. Ah, me e-mail é louvoremchamas@yahoo.com.br. Abraços e que as Chamas do Espítio possam te envolver!

Anónimo disse...

Segunda de manhã vi uma carrinha cinzenta estacionada que dizia "Igreja Baptista em Chamas". Achei aquilo divertido. E satânico. E divertido outra vez. Tirei uma foto. Veio logo o cromo desembestado do outro lado da rua "C tem álgúm próbléma?". Tenho com filhos da puta da tua espécie que pedem dinheiro a pessoas desesperadas. Mas como ainda estava ressacado da violência que durou até Domingo (esse dia Santo) de manhã e não estava em condições físicas de andar à bordoada, encarei o gajo e respondi-lhe "Não porquê? Devería?". Quem tem cú tem medo. Se o que essas seitas mafiosas que crescem como cogumelos na Margem Sul fizessem fosse algo decente o idiota não tinha tantos problemas com uma foto de certeza. Se calhar até passava um panfleto a espalhar a Boa Nova. E a prometer milagres...

Anónimo disse...

VÃO MAS É PARA A VOSSA TERRA ENGANAR PESSOAS SEUS FILHOS DA PUTA! VÃO TRABALHAR COMO FAZEM AS PESSOAS QUE VOCÊS ENGANAM E EXPLORAM!