quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Olha...

Sei que nada tem a ver com humor mas tive que publicar este poema feito para mim. Tenho o orgulho de conhecer e partilhar uma amizade com um dos maiores poetas contemporâneos: Nuno Cruz. Não se trata de cair na lamechice, mas diacho quando alguém se consegue inspirar em mim é digno de louvor. Este poema demorou quase um ano a ser feito. E Nuno enche-me de alegria, a ti o meu muito obrigada, não só pela persistência como também pela disponibilidade e amizade. Um dos maiores poetas contemporâneos a dedicar-me um poema, este momento tem que ser meu! Marcelo Rebelo de Sousa, no seu "livro" os "meus poemas" não tem lá nenhum dedicado a si, roa-se.


Não sei bem o que sobre ti dizer
tanto como não sei a que propósito o farei
és ... estranha para mim
tão distante como nunca o julguei

a escrever me apercebo disso
pois ao tentar pintar-te nua numa praia
sobre o olhar atento das ondas e do mar
as sereias entoam melantopeias dignas de amar

no teu conflito interior reside o que procura um artista
algo sobre que descrever ao que a tua vida resiste
por amor e paz se vence a guerra
mas tu arriscas sempre vencer sem trégua
com um olhar aguçado e um riso traçado
escondes em ti uma arma bela em riste

por vezes exagerada, por vezes calada
sem palavras podes dizer tudo
sem espaço morre o teu mundo
mas no exterior e com harmonia iluminam as estrelas o teu ser
pois este é a tua alma andante e diversificada

em procura de um caminho
dum motivo de ser feliz
perdida nas brumas dos horizontes
mirando os futuros como quem sente aquilo que diz
soprada aos ventos e achada nas alturas

deixas que a vida siga e tu com ela
por mistérios e brios mirabolantes
por caminhos cruzados de gentes e locais diferentes
mas a procura incessante do teu lugar é morosa!
ao sol, ou à chuva, em pé ou como dantes
o teu lugar é sempre como numa prosa
em que vivem felizes os amantes

perdes e ganhas, como quem nada sentiu
mostras o teu lado felino e o teu lado frio
sai, vai e sente que o calor é das estrelas e a vida de todos emana
que o mal existe e o bem também, mas que acima de tudo, és feliz

Ah, quem me dera ter essa felicidade que te permite seguir o teu rumo
incerta ou voraz em frente espalhas o teu calor
e sabes e rezas sempre ao olhar para trás
que um dia, um dia, tudo será como este amor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este dia só fazia sentido hoje se tu Naty tivesses ao meu lado,o teu sorriso a tua alegria contagiante a tua luz que emana,bolas rapariga.Sabes quem sou, J.