domingo, 15 de fevereiro de 2009

Tipo ixto

Sinceramente não percebo. Ontem recebi um trabalho de um colega com a seguinte mensagem:

"Olha é ixto que consigo fazer agora qd puderex dix o que axas! Bjx"

No messenger a mesma coisa : " Oia tudo bem pinxexa!"

O que de facto é caricato é que esta escrita peculiar provém de indivíduos com cerca de 24/25 anos, idade portanto para falar o corrente português.

Pergunto-me como seriam os Lusíadas se Camões optasse (* a pedido do Edu e do Mister) por tal escrita. O resultado deveria de ser mais ou menos isto:

Ax armas e os barões axinalados,
Q da ocidental praia Luxitana,
Por marex nunca d antex navegadox,
Paxaram ainda além da Taprobana,
Em perigox e guerras esfoxados,
Maix d q prometia a foxa humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino, que tanto subli..(quê?);

Xuxus, isto não se trata de preguiça mas sim de vandalismo a uma das línguas mais difíceis de se aprender.

Penso que já chega o facto de termos que gramar com o pacto brasileiro que nos permite escrever cagado em vez de cágado.

Posto isto, vamox lá a falar correctamente poxa!

Olha...e não é que eu até xou boa nixto?

12 comentários:

Eduardo disse...

Gostei do post, mas também deste um erro de palmatória :-P
"Pergunto-me como seriam os Lusíadas se Camões optasse* por tal escrita."
Se quiseres, corrige e apaga este comentário.
Ab

Edu disse...

Subscrevo o Mister.io :-)

Naty disse...

Acordo brasileiro é tramado =)

Cumprimentos.

Naty disse...

Mas por uma questão de princípio... vou optar por modificar o texto, e não me servir da desculpa do acordo!

Por amor de Deus Mister, tens que fazer uso do teu nick afinal se és mister por alguma razão o é.

Edu já tinha saudades das tuas intervenções...não tens andado no activo!

Cumprimentos

Fragoso disse...

Esse pessoal, tinha o quê, 18 anos quando começou os morangos com açúcar em Portugal? A minha teoria é essa, é a 1ª fornada da geração moranga!

Pinheiro Asiático disse...

Tens toda a razão Naty. Também acho que as pessoas deviam de ter um pouco mais de cuidado ao escrever o português, pois como tu dizes e bem, é uma língua bem difícil de se aprender.
Em alguns fóruns da Internet já começo a notar algum cuidado pela parte das pessoas e quando não há esse cuidado, essa pessoa é logo "bombardeada" com várias mensagens de censura.

Também sou contra o novo acordo da língua portuguesa com a "brasileira" pois acho que o que fizeram foi baixar o nível/qualidade da nossa língua.

Cumps.

Anónimo disse...

Naty axo k não deviax de ter excrito este post,até pk axo que se perxebe k ax pexoas que excrevem como eu querem é ter uma conversa rapida e não extão para ter paxiênxia para tar com lamexixes. Por ixo deixate de tretax e de te armar.

Edu disse...

Anónimo, tens alguns erros no seu comentário: escreveste "este post" em vez de "exte poxt"; "que se perxebe" em vez de "k xe perxebe" ou "k s perxebe"; "pexoas" em vez de "pexoax"; "que" em vez de "k"; "querem é ter uma conversa rapida e não extão para ter paxiênxia para tar com lamexixes" em vez de "kerem e ter 1 converxa rapida e n tao pa ter paxienxia pa tar c lamexixes".
Parece que tens de ir à escola de novo! Já agora, um conselho: "Deixat d tretax e d t armar"

Naty disse...

Caro "Anónimo"

Quando eu e o RMC criámos este blog, partimos do pressuposto que este seria o nosso sítio para escrever o que nos desse na alma e na telha. Por sorte, constatámos que este pequeno blog tem tido uma certa adesão, que nos deixa satisfeitos.

O direito à liberdade de expressão consagrado na C.R.P, permite que uma pessoa faça uso do seu livre arbitro e que escreva o que assim bem entender. Aliado isto ao facto de este blog ser um blog criado por mim e pelo RMC, isso faz com que eu possa escrever o que bem entender, quando entender e quando quiser.

Agora sim, também está no seu direito de contestar e de recorrer como leitor ao seu espírito crítico
e tem todo o direito de se sentir lesado. Todavia, não tem o direito de me aconselhar sobre o que eu deva ou não escrever, isso era a mesma coisa que eu ir à sua casa e dizer : "Isto está uma vergonha! Limpe isto rápido."

Espero que cada um saiba ocupar o seu devido lugar. E seja bem-vindo sempre que quiser.

Cumprimentos

Jazz disse...

Ora, antes de mais, dizer-lhe, menina Naty, que já tinha idealizado escrever um post sobre este mesmo assunto, palavra!, e ainda quero fazê-lo, pelo que desde já lhe peço desculpas adiantadamente pelo post que poderá brevemente ler no meu humilde blog, espero que não o considere um plágio descarado. Serei fiel aos meus princípios; não o deixarei de fazer só porque alguém já constatou o mesmo que eu (e mais uns bons milhares de portugueses, certamente) e se adiantou; ando com pouco tempo para actualizar o meu blog (soa a desculpa, mas é a mais pura das verdades) e a menina apenas beneficiou do factor tempo neste caso. (ehehe)
Contudo, não deixo de lhe dar os parabéns pela perspicácia e pelo espírito na escrita e partilhar consigo um dos aspectos que mais me fascina nesta nova maneira de escrever, e podemos encará-lo como uma "preview" do meu post (repare como me considero uma escritora de grande importância!): as pessoas que escrevem desta forma dizem não ter tempo, chamam-lhe uma escrita abreviada, mas o que eu vejo são meras trocas de letras por outras, ou seja, 1 caracter por outro caracter; onde está a economia de tempo?

Sem mais, grata pela atenção...

(vai mais é trabalhar, pá! Beijinhos. E espero que tenhas gostado do tom formal com que me dirigi a ti, aproveita a sensação! ahah)

Ana Rita disse...

eu preciso de um tradutor para perceber as mensagens que o meu cunhado me escreve!!!! já me recusei a conversar com ele no msn por ele usar esse idioma que me recuso a aceitar... é vergonhoso!

questão: será que os adolescentes escrevem assim nos testes da escola??? melhor, será que eles sabem escrever correctamente???? hummmm..... tenho as minhas dúvidas....

bjinhos

Catarina disse...

A maior das vergonhas é que sei, por experiência, que se escreve mesmo assim nas escolas.
Não só nas escolas como nas Univesidades.
Alunos que não têm problemas em entregar trabalhos em Brasileiro pq acham que não há diferença nenhuma com o Português e que se sentem ofendidos quando se tenta modificar..
A nossa lingua anda mesmo a ser muito mal tratada...