Análise à letra do Rui Veloso “Anel de Rubi"
No entanto existem aquelas músicas mesmo muito más que não são audíveis, mas que ficam na nossa cabeça e ecoam sem nós querer-mos, o que faz com que inevitavelmente comecemos por cantá-las mesmo contra a nossa própria vontade, no seio de um grupo de amigos que após as ouvirem da nossa boca, param a conversa muito rapidamente e focam-nos com aquele olhar de gozo, seguido de uma dissertação de críticas por estarmos a cantar aquilo, mas a verdade é que passados breves segundos também eles estão a cantá-la e quando dão por si dizem: “hiiiii ao ponto que eu cheguei”… ( Já agora se algum psicólogo me conseguir explicar este fenómeno agradeço…pois temo pelo status e denegrimento da minha imagem social a cada dia que passa…)
Vamos então, todos em conjunto realizar uma pequena introspecção à música do Rui…
que eu mais queria
p'ra me dar algum conforto e companhia
era só contigo que eu, sonhava andar
p'ra todo o lado e até quem sabe
talvez casar
ai o que eu passei
só por te amar
a saliva que eu gastei para te mudar, (Stop)
***play***
e nem com a força da música ele se moveu
(refrão)
Mesmo sabendo que não gostavas
empenhei o meu anel de rubi
p'ra te levar ao concerto
que havia no rivoli (Stop novamente…)
Se a mulher não queria ir a porra do concerto porque raio é que foste empenhar um anel de rubi a insistir na ideia? Nós temos ideias fixas e concretas, sim é sim não é não, e já agora, a mim não me enganas…em qual concerto do Rivoli é que tiveste para teres que empenhar um anel de rubi??? Num que servia caviar com lagosta e champanhe do bom durante o espectáculo a acompanhar era? E deixa cá ver…O rivoli antigamente era numa suite no Hotel Pestana Palace??Aiai...
***play***
E era só a ti
que eu mais queria
ao meu lado no concerto nesse dia
juntos no escuro de mão dada a ouvir
aquela música maluca sempre a subir
mas tu não ficas-te nem meia hora
não fizeste um esforço para gostar e foste embora
contigo aprendi uma grande lição
não se ama alguém que não ouve a mesma canção (Stop)
Ai quer dizer…A pobre da moça embora não gostasse do espectáculo, teve a amabilidade de aceitar o convite e até foi contigo, ainda por cima querias que ela contra a sua vontade, se esforça-se por gostar de uma música maluca que tu gostas...Isso tem uma palavra meu caro : egocentrismo! Nós temos gostos próprios! E já agora.. “ Não se ama alguém que não ouve a mesma canção?”…Eu realmente tinha conhecimento que o amor não escolhe idades…Agora escolhe músicas??? Tipo…
***play***
(refrão)
Mesmo sabendo que não gostavas
empenhei o meu anel de rubi
p'ra te levar ao concerto
que havia no rivoli ( Stop)
E continuas a insistir …És casmurro pa….
***play***
Foi nesse dia que percebi
nada mais por nós havia a fazer
a minha paixão por ti era um lume
que não tinha mais lenha por onde arder
(refrão)
***
E pronto fica aqui uma prova clara e incontornável que mostra bem o quanto a mente dos homens é complicada. Primeiro, " há e não sei que, é contigo que eu quero ficar porque sempre me das algum conforto e companhia" depois.. "há afinal, como não gostas das mesmas músicas do que eu já não gasto mais saliva contigo...". Quer dizer...
Rui, para a próxima pega no raio do cachucho, mete-te de joelhos, diz que a amas e dá-lhe o raio do anel , em vez de andares a empenhar coisas para ir a concertos no Rivoli, vais ver que encontras muita lenha por onde queimar…