sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Análise à letra do Rui Veloso “Anel de Rubi"


Não me considero uma daquelas pessoas que faz parte daquele restrito elenco de “ Epá eu só gosto de uma música se a letra for boa!”, para mim basta ser audível …

No entanto existem aquelas músicas mesmo muito más que não são audíveis, mas que ficam na nossa cabeça e ecoam sem nós querer-mos, o que faz com que inevitavelmente comecemos por cantá-las mesmo contra a nossa própria vontade, no seio de um grupo de amigos que após as ouvirem da nossa boca, param a conversa muito rapidamente e focam-nos com aquele olhar de gozo, seguido de uma dissertação de críticas por estarmos a cantar aquilo, mas a verdade é que passados breves segundos também eles estão a cantá-la e quando dão por si dizem: “hiiiii ao ponto que eu cheguei”… ( Já agora se algum psicólogo me conseguir explicar este fenómeno agradeço…pois temo pelo status e denegrimento da minha imagem social a cada dia que passa…)


Contudo a música do grande Rui Veloso integra aquele núcleo do qual eu considero, “este tipo tem músicas boas em geral, contudo não fazem muito sentido aos olhos de uma mulher”.

E estando no comboio, em plena ponte 25 de Abril, às 22h, com ventos, segundo o anemômetro a 13 k/h correspondendo portanto ao grau 3 na escala de Beaufort… dou por mim, espontaneamente, a cantar o anel de rubi do Rui, até que parei a meio da minha cantoria e encontrei finalmente através desta música, a prova do que eu à muito tempo tento transmitir à sociedade a sete ventos e procuro contestar no mundo científico… Os homens é que são COMPLICADOS E TEIMOSOS!

Vamos então, todos em conjunto realizar uma pequena introspecção à música do Rui…


Tu eras aquela
que eu mais queria
p'ra me dar algum conforto e companhia
era só contigo que eu, sonhava andar
p'ra todo o lado e até quem sabe
talvez casar
ai o que eu passei
só por te amar
a saliva que eu gastei para te mudar, (Stop)

Olha começa já por aqui…Porque é que é a pobre da cachopa que tem que mudar? Porque é que são sempre as mulheres que perante uma relação têm sempre a culpa e defeitos que têm que ser mudados??? Porque raio não mudas tu Rui, han?

***play***

mas esse teu mundo era mais forte do que eu
e nem com a força da música ele se moveu

(refrão)

Mesmo sabendo que não gostavas
empenhei o meu anel de rubi
p'ra te levar ao concerto
que havia no rivoli (Stop novamente…)


Se a mulher não queria ir a porra do concerto porque raio é que foste empenhar um anel de rubi a insistir na ideia? Nós temos ideias fixas e concretas, sim é sim não é não, e já agora, a mim não me enganas…em qual concerto do Rivoli é que tiveste para teres que empenhar um anel de rubi??? Num que servia caviar com lagosta e champanhe do bom durante o espectáculo a acompanhar era? E deixa cá ver…O rivoli antigamente era numa suite no Hotel Pestana Palace??Aiai...


***play***


E era só a ti
que eu mais queria
ao meu lado no concerto nesse dia
juntos no escuro de mão dada a ouvir
aquela música maluca sempre a subir
mas tu não ficas-te nem meia hora
não fizeste um esforço para gostar e foste embora
contigo aprendi uma grande lição
não se ama alguém que não ouve a mesma canção (Stop)


Ai quer dizer…A pobre da moça embora não gostasse do espectáculo, teve a amabilidade de aceitar o convite e até foi contigo, ainda por cima querias que ela contra a sua vontade, se esforça-se por gostar de uma música maluca que tu gostas...Isso tem uma palavra meu caro : egocentrismo! Nós temos gostos próprios! E já agora.. “ Não se ama alguém que não ouve a mesma canção?”…Eu realmente tinha conhecimento que o amor não escolhe idades…Agora escolhe músicas??? Tipo…


***play***


(refrão)

Mesmo sabendo que não gostavas
empenhei o meu anel de rubi
p'ra te levar ao concerto
que havia no rivoli ( Stop)


E continuas a insistir …És casmurro pa….

***play***

Foi nesse dia que percebi
nada mais por nós havia a fazer
a minha paixão por ti era um lume
que não tinha mais lenha por onde arder

(refrão)

***

E pronto fica aqui uma prova clara e incontornável que mostra bem o quanto a mente dos homens é complicada. Primeiro, " há e não sei que, é contigo que eu quero ficar porque sempre me das algum conforto e companhia" depois.. "há afinal, como não gostas das mesmas músicas do que eu já não gasto mais saliva contigo...". Quer dizer...

Rui, para a próxima pega no raio do cachucho, mete-te de joelhos, diz que a amas e dá-lhe o raio do anel , em vez de andares a empenhar coisas para ir a concertos no Rivoli, vais ver que encontras muita lenha por onde queimar…



6 comentários:

André Pereira disse...

Gostei do teu ponto de vista. Também nunca percebi - na sua essência - o significado desta letra, mas é, sem dúvida, um ícone incontornável do nosso panorama musical. O Rui Veloso e o Carlos Tê são um dos pilares da música portuguesa, a par de muitos outros (infelizmente pouco reconhecidos).

Há dias também fiz uma "análise" deste tipo à "obra-prima" do Ricardo Azevedo - A música do Millenium BCP - http://andrefilipereira.blogspot.com/2007/09/msica-do-millenium.html

See u

Pinheiro Asiático disse...

Tens razao. Visto dessa perspectiva a letra fica estranha. Nunca tinha pensado dessa maneira quando ouvia a musica mas realmente se tivermos atentos a letra é estranha. Nunca fui muito fã dessa musica prefiro outras musicas portuguesas, para ser sincero. Bom post! ;)

Cumps,

ng21 disse...

Sim, é verdade... As mulheres nao gostam mesmo nada desta musica nem letra... Eu no entanto admito que gosto... (vá, nao me batas..)
Mas dou-te 500% de razão... Só um tolo dum comuna como o Rui Veloso, podia pensar em mudar uma mulher seja no que for... Disseste e bem, que voces têm gostos proprios e acabou a conversa... he he! Dou-te os parabens pela análise feita! Espectacular

Jessica disse...

esta análise foi das coisas mais parolas que já li. foi um ataque feminista completamente despropositado pois a musica nao poem de forma alguma os falores da musica em causa.ao contario do que disse ng21 no comentário eu sou mulher e gosto muito desta musica. as mulher nao sao perfeitas e tambem erram, os problemas das relaçoes nao sao causadas so por homens, esta musica ate mostra bem o contrário um homem que sofre pelo desprezo de uma mulher.

enfim foi um post muito infeliz

Anónimo disse...

Concordo tanto com jéssica , alias eu também sou mulher e Amo esta música , e que se façam homens como o Rui , que admitam que erraram , que façam musicas deste genero , e que tenham alta voz como ele.
Esta análise é ridicula , muito ridícula , diria até que é melhor estares quietinho !

jrebelo disse...

Todos temos um prisma diferente. A minha opinião é que esta música reflecte a posição de alguém (ele/ela) que (a bem ou mal) queria estar com uma pessoa (ele/ela) e queria a companhia dela naquilo que ela gostava e o seu apoio. Quando esse alguém diz "a saliva que eu gastei para te mudar" não implica necessariamente uma vontade de mudar a outra pessoa, mas uma tentativa de pedir à outra pessoa para olhar para as coisas de maneira diferente, etc, etc.