segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Besouros, potenciais causadores de incêndios florestais e domésticos

Ontem o candeeiro da minha sala começou a arder, o que me fez recordar as medidas de segurança que aprendi no ensino básico e proceder à execução destas :


  • Não te preocupes com o teu material escolar. Deixa-o sobre as carteiras, sai e fecha a porta.Segue as setas de saída em silêncio. Não corras.Não voltes atrás.Não pares na porta de saída, esta deve estar livre.

Não tendo setas no chão da minha sala, nem material escolar com que me preocupar, na verdade esse tipo de material nunca foi para mim fonte de preocupação em pleno incêndio, decidi carregar no interruptor e desligar a luz do candeeiro - olha e não é que resultou? - o fogo lá se extinguiu e liguei para o electricista para vir avaliar a situação do candeeiro, enquanto rogava pragas à loja onde comprei as lâmpadas, já que me deu a sensação ser uma das lâmpadas a responsável por tal cenário...

Nisto quando o candeeiro é retirado, pergunto ao electricista:

- Então foi devido à lâmpada?
- ( ao que o senhor me responde) Não foi devido a um Besouro que entrou na lâmpada e que se incendiou.
- Hahaha está boa essa... nunca a tinha ouvido...mas teve graça..agora a sério foi devido a que?
- ( respondendo com uma cara muito profissional e séria) Já lhe disse... a um besouro, está a ver ele aqui dentro?
-Então o bicho estava embriagado, só isso pode explicar a chama...já agora quanto álcool é que um besouro suporta?


Isto leva-me a concluir que talvez 1/3 dos incêndios que acontecem em Portugal sejam de origem besouriana, e que estes podem ser os verdadeiros culpados pela recente situação de fogos na Grécia uma vez que existem em maior número..

Apelo também a que exista um upgrade nos livros escolares a nível de imagens de forma a prevenir a futura juventude sob esta questão.





P.s= Peço desculpa à loja onde compro as minhas lâmpadas a culpa foi do maldito besouro, mas se fosse possível desenhar umas anti-besouros.... Agradecia.

2 comentários:

Pinheiro Asiático disse...

Não fazia ideia de que isso era possível. Até ao dia de hoje tive a sorte de nunca ter havido nenhum incêndio na minha casa. Os únicos locais onde vi incêndios era nas matas e estradas no norte de Portugal.
Concordo que grande parte dos incêndios seja devido a esse tipo de insectos mas também acredito que outra parte é derivado às pessoas que não limpam as matas. Sou a favor que cada pessoa deva limpar a sua mata/terreno.
Em relação aos incêndios da Grécia é um assunto que me tem deixado bastante admirado pois realmente acho que se passa algo de errado naquele país. À uns anos atrás, houve um verão em Portugal que foi considerado o verão das chamas pois arderam vários locais do país. Mas a comparar com a Grécia pareceu me que eles tiveram o azar de ter ardido tudo de uma só vez.
Para concluir acho que já era altura de começarem a ser criados postos de trabalho para limpeza das matas. Talvez assim diminuíssemos os números de incêndios por ano...

(``-_-´´) -- BUGabundo disse...

O meu pai tem uma loja de material electrico, e ja assisti historias similares. Nao com besouros, mas ainda assim com bixarada q se mete la pro casa dos clientes...