sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Tradição "Familiar" na época festiva

O advento da época natalícia traz - obrigatoriamente - inúmeras acções adjacentes que, volta e meia, acabam por se tornar tradição na esfera de um núcleo familiar.

A minha família não é excepção, e são certinhas pelo menos duas tradições : O meu irmão adquire um vírus (normalmente uma espécie de gastrite), que tem como especificidade o facto de ser de uma índole pertinaz e de se alastrar a um membro familiar ao calhas - eu ; e o presépio tem que ser sempre feito com musgo.

Aqui fica o diálogo entre uma filha e o seu pai, em plena Fonte da Telha, no momento de mais uma consumação da tradição "musgal" :


- Ó filha, vá lá, já chega
- Ainda só apanhei estes dois bocados que nem dão para cobrir um azulejo
- Então apanha isso mais rápido, vá...
- Se me ajudasses era mais rápido
- (Aponta o dedo) Está ali mais
- Apre, olha se o teu amigo Karl Marx fosse vivo havia de ficar contente comigo. Sou a voz do pobre operário explorado, pelo próprio pai!
- Alguém tem que ter as mãos limpas para pegar no volante do carro
- Deixa-me adivinhar...esse alguém és tu
- Não és tu que és católica? Então.. o teu Jesus acartou com uma cruz, no final ainda foi pregado e não se queixou
- Sim, mas no tempo dele ainda não existiam os sindicatos. Vá pega neste balde que já está.
- Isto é musgo branco, porque é que não apanhas do verde?
- Porque...o branco é mais rápido, e faz de conta que é neve
- Está ali verde, estás a ver?
- Boa, pega no balde vazio e vai lá buscá-lo
- Hum, se calhar o branco fica bem. Além do mais estou paralisado a ouvir Rachmaninov , concerto de piano número 3, uma obra prima..
- Trouxeste o leitor?
- Então pois, tenho que me entreter com alguma coisa
- (suspiro)Pois pois ma...FOOOOOOOOO´nix !
- O que foi?
- Um bicho picou-me
- É a lei da natureza..até me admira como é que uma formiga ainda não te passou nenhuma rasteira
- Sentido de humor hein..vamos embora que já estou farta desta lei, levei porrada das árvores, parti uma unha, fui picada..
- Forma o carácter
- O meu já está formado
- No âmbito das lamúrias não, pareces uma carpideira, tens que trabalhar mais nisso..
- ( Já no carro, a caminho de casa ) Realmente existe uma diferença abismal entre as mulheres e os homens, somos muito mais eficientes ( digo eu orgulhosa do meu trabalho)
- Cada um tem o seu ponto forte e o seu fraco
- (Sorrindo ligeiramente, de forma a instigar o meu pai) o ponto fraco dos homens é o facto de serem burros
- Pois são.. só isso explica o facto de eles se casarem com as mulheres
- (!%&/)#$...)


Enfim, mais uma tradição cumprida..

3 comentários:

Pinheiro Asiático disse...

As tradições de Natal têm sempre algo bom para contar. :P

Feliz Natal ;)

Edu disse...

Três erros crassos: 1) meteste-te com um homem - nunca poderias ganhar; 2) meteste-te com um homem mais velho - mais velho, mais experiência, nunca poderias ganhar; 3) meteste-te com um homem mais velho que, ainda por cima, é teu pai - NUNCA poderias ganhar!
Tens razão, mais uma vez a tradição cumpriu-se :-)

Naty disse...

Edu, para a próxima meto o teu comentário num post... penso que eu e a maioria das mulheres se desatava a rir quando vi-se a tua frase :

" 1) meteste-te com um homem- nunca poderias ganhar."

Parabéns! Já há muito que não me ria assim =)