quarta-feira, 21 de outubro de 2009

José Saramago, a idade não perdoa não é verdade?

Está na altura de dizer algo sobre as palavras proferidas por José Saramago, um escritor que desde já confesso ser um dos meus predilectos, tendo um tipo de escrita que me agrada peculiarmente.

Para quem não acompanhou a coisa, José Saramago editou o seu novo livro "Caim", em forma de critica à igreja,considerando a bíblia "Um manual de maus costumes", criticando a sua violência e o seu Deus.

Saramago, tem azar, porque ateus ainda conquista com o seu discurso, ou meus colegas escritores, que não tendo um conhecimento aprofundado pela religião católica se deixam rapidamente influenciar pelas suas palavras, mas quem conhece as duas realidades fica perplexo ao que disse, não deixando reconhecer da minha parte que se tratou de uma forma hábil de chamar as atenções para a publicação do seu livro e de gerar polémica. A idade não perdoa, mas a tacanhez pode-se evitar.

A bíblia trata-se de um livro que por sinal é o livro mais vendido em todo o mundo, tendo o maior número de traduções, é aliás um livro tão importante e de tão boa conduta que sociedades democráticas como a portuguesa, o incorpora na sua legislação e direito, estando por isso o Código Civil e a Constituição Portuguesa regida pelos seus princípios, mas isto não lhe convém dizer.

Caím, Adão e Eva, por azar...não existiram, e quem sabe interpretar a bíblia percebe que se tratam de narrativas, quem lê e conhece a bíblia sabe distinguir o que é metáfora/parábola do que aconteceu realmente, e o que aconteceu realmente está descrito no velho e novo testamento, onde foram recolhidos dados históricos e documentos que conferem o seu carácter fidedigno. Como se constitui toda a história? Através da recolha documental, o mesmo se passa com a bíblia.

Por azar novamente, o velho testamento tem implícito, a antevisão da chegada de Jesus, onde se aplicava a velha pejorativa " olho por olho, dente por dente", dai estórias como a de Caim, depois surge então o novo testamento, que é aquele pelo qual toda a igreja e católico se segue, que de tão "maus costumes que é" que ainda hoje se encontra actualizado, daí se dizer que a bíblia trata-se do único livro publicado em todos os tempos, que está sempre actualizado, mas para isso é preciso saber interpretar.

Eis alguns " maus costumes e violência" que a Biblia diz:

"O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor nunca falha;
"Quem é sábio, não te afastes dele; adquire sabedoria e inteligência,ama-a e ela te protegerá."

Entre tantas outras, que quem se designa a ler tem conhecimento.

Não me incomoda a arrogância, a rabugice e impertinência como foram ditas tais palavras, mas incomoda-me o interesse publicitário por detrás.

4 comentários:

RJ disse...

There is no such thing as bad publicity except your own obituary.
Brendan Behan

Gonçalo Costa Cordeiro disse...

É Comuna e basta!!! Já morria já... E depois Deus perdoava-lhe os pecados e ele não queria... Escreve ai um argumentos de curta metragem, a chegada de Saramago ao ceu, olha que pode ser um tema deveras interessante!!! E com piada!

Edu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edu disse...

Também acho "engraçado" que ele diga que a bíblia é um livro de maus costumes quando, ele próprio, ateu, afirma que é "cristão" (ou tem princípios cristãos, embora não o seja explicitamente).
Quanto mais importância damos a este senhor, mais publicidade gratuita lhe fazemos.
Passemos adiante...